Páginas

16

E tudo começou no Egito!

Antes de mais nada vou começar aqui falando sobre o começo da maquiagem e depois vou falar de outros assuntos que abrange. Além de produtos que devem ser usados e outras coisas pra quem quer começar. Ah, e claro, já to deixando alguns post's preparados pra essa semana, já que começa meu curso.


- Os faraós do Egito pintavam os olhos para que evitasse que as pessoas olhassem diretamente em seus olhos, era um símbolo político de respeito. Cleópatra, já usava o pó khol nas pálpebras, assim como tomava banho de leite e usava argila no rosto.
Já em Roma as mulheres usavam máscara de farinha, miolo de pão e leite durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele. Conta a lenda que Psyché foi buscar no inferno a segredo da pele branca da Deusa Vênus, trazendo a Cerusa, ou alvaiade, para compor suas formular mágicas.

Na Renascença Italiana o alvaiade era usado durante o dia pelas lindas mulheres nobres, que á noite cobriam suas faces com emplastros de vitelo cru molhado no leite afim de minimizar os efeitos nocivos causados pelo alvaiade.

O Kama Sutra no Japão defini a mulher como Padmini, aquela que tem. '... a pele fina, macia e clara como o lotus amarelo...' No séc IX e XII, o período de Heian, a valorização da pela branca era regra geral. Para obter essa aparencia as mulheres aplicavam um pó argiloso e espesso feito de farinha de arroz, chamado oshira. Depois passaram a usar o Beni, pasta feita de extrato de açafrão para colorir as maças do rosto.
O primeiro creme facial foi criado pelo físico Galeno ( É isso mesmo, FÍ-SI-CO) em 1500 A.C, adicionando água á cera de abelha e óleo de oliva, mais tarde o óleo de amêndoas substituiu o azeite e a incorporação do boráx contribuiu para a formação da emulsão, minimizando o tempo do processo. Nascia ai a primeira base para sustentar os pigmentos de dióxido de titânio e facilitar a aplicação na face.

Propaganda enganosa x Bruxaria 
Já no séc XVIII a mulher foi imposta a receber a penalidade por adorno que era imposta por bruxaria. O termo desobrigava de suas responsabilidades os maridos que haviam se casado com uma 'máscara falsa'. O que quer dizer que se as mulheres usassem pinturas, cosméticos, loções, perfumes entre outras coisas era tida como bruxa e pagaria por isso. (Já vimos o preconceito)

Carta de um marido 
" É hilária a carta publicada no jornal britânico The Spectator, no ano 1711, onde um marido aflito desabafa... "Senhor, estou pensando em largar minha mulher e acredito que quando o senhor considerar o meu caso, a sua opinião será a de que minhas pretensões ao divórcio são justas. 

Nunca um homem foi tão apaixonado como eu pela sua fronte, pescoço e braços alvos, assim como a cor azeviche de seus cabelos. Mas para meu espanto descobri que era tudo feito de arte: sua pele é tão opaca com esta prática, que quando acordou de manhã, mal parecia jovem o suficiente para ser mãe de quem levei para a cama na noite anterior. Tomarei a liberdade de deixá-la na primeira oportunidade, à menos que seu pai torne sua fortuna apropriada às suas verdadeiras , e não supostas, feições..." O rei Henrique VII mandava os pintores retratarem suas pretendentes matrimoniais, pedindo também às pessoas que cercavam a rapariga que respondessem um extenso questionário sobre a futura esposa. 



 E a vaidade vence!
Com a segunda guerra as fábricas de cosméticos dão uma estacionada, pois a energia se concentrava em fazer as armas. Voltando-se então ao séc XVIII em que as mulheres preparavam seus próprios produtos. Com o fim da guerra nos anos 50 a maquiagem volta com tudo, e com estilo fake - pele pálida, lábios realçados e olhar delineado. 
Nos anos 60 é o auge, atingindo por completo os jovens, fazendo com que as industrias se aprimorassem mais nas embalagens e estojos
Já nos anos 70 marcados pelo disco, trazem a variedade de cores.  Em 80, os pigmentos evoluíram, assim como o conceito de protetor solar e preocupações com o envelhecimento da pele. 
E no séc XIX a maquiagem se unia a moda e Paris se firmou como autoridade em moda tendo como nomes Coco Chanel, Christian Dior, Hubert Givechy entre outros. Com o lançamento da revista Vogue em 1892 a mode se popularizava! E por fim no séc XX com a ajuda dos avanços da industria fina, que os cosméticos se tornaram produtos de uso geral. Em 1921 Paris é palco de uma verdadeira evolução na história do batom. É a primeira vez que um produto desta categoria é embalado num tubo e vendido em cartucho. Com tanto sucesso a maquiagem acaba dominando o mercado americano trazendo nova fase para o desenvolvimento desta formulações.  Marilyn Monroe usava maquiagem clara e pintava os lábios com vermelhos intensos, assim intensificando a sua feminilidade. 
E no ano 2000 a maquiagem se une a tecnologia cujo uso garante propriedades bem interessantes para nossa beleza, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento da pele.

É isso meninas pra quem não sabe tudo começou no Egito. Depois trarei mais sobre isso e vamos continuar lendo o blog.. O post ficou grande porém vale muito a pena ler. A muito tempo que eu queria falar sobre isso e outras coisas. Por que é quase difícil ver em blogs a história e pra quem quer começar a utilizar maquiagem. E tem muito gente que não sabe quais produtos usar e começar a usar. Tô aqui pra isso, o que aprende eu vou tentar repassar pra vocês. Nada de egoísmo! rs

Beijos, Ju!

16 comentários:

  1. haha, adorei o post! os egípcios eram realmente bastante vaidosos...

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles eram muito vaidosos.
      Tirando pelo texto eu não sabia que era verdade

      Excluir
  2. Eu amei o post, demais! e você ainda colocou a foto das minhas duas maiores divas a Dita e a Marilyn, awww =)
    beijos
    www.lynnkumoruna.com.br

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso post e de riquíssimo conteúdo Jupy!!amei!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh eu já tinha lido sobre isso. Acho que toda viciada em maquiagem acaba lendo uma hora rsrsrs Bjão, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. e o bom é que tem coisas riquíssimas que a gente nem esperava. Quando eu li eu fiquei impressionada com o Galeno e seu creme facial rsrs

      Excluir
  5. Esse post é um achado, a história bem detalhada, e a carta então adorei. Bjs
    Blog da Preta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta quando eu li eu não aguentei. rsrs
      É bem engraçada mesmo.

      Excluir
  6. Ah,super legal!
    Amei!

    http://nakitaaraujo.blogspot.com.br/
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    O primeiro post do meu blog foi parecido com este! Expliquei um pouco da história da maquiagem!

    beijoka

    www.sthefanydejorge.com

    OBS: TEM SORTEIO NO BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha que ter feito isso e muito tempo, porém eu ainda não tinha feito curso de maquiagem. rsrs

      Excluir
  8. Adorei o post. Diferente. hehe
    beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.. É sempre bom a gente conhecer um pouco sobre esse mundo.

      Excluir

© Jupiara e Juliette - 2013. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Aline Soares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo